terça-feira, 8 de novembro de 2016

PREFEITURA ENCAMINHA NOVO PEDIDO DE SUPLEMENTAÇÃO PARA A CÂMARA DE VEREADORES DE BUIQUE

O Prefeito do Município de Buíque alega não ter recursos suficientes para atender as despesas com pessoal e encargos sociais, como pagamentos do Sistema Previdenciário, pagamento das despesas correntes relativas à operacionalização do Sistema único de Saúde, dentre outros.

Mediante isso o mesmo encaminhou o Projeto de Lei nº 003/2016 que solicita Suplementação de 10% (dez por cento) da despesa fixada nos orçamentos, e em seu Art. 2° Ele diz: Fica o Poder Executivo autorizado a alterar os demais instrumentos de planejamento (LDO e PPA), no que couber, mediante a expedição de um Decreto, entretanto, se esse projeto for aprovado o prefeito municipal poderá mudar todo o conteúdo do projeto para outras finalidades por meio do decreto, sem depender da Câmara municipal de vereadores.  

O Prefeito eleito ARQUIMEDES GUEDES VALENÇA mandou um contador seu se reunir com o Secretário de Finanças do município para analisar o pedido de suplementação, e observou que, apenas 5% (cinco por cento), do pedido já resolveria todo o problema do município, mais o prefeito atual JONAS CAMELO DE ALMEIDA NETO não aceita os cinco por cento, só os 10% (dez por cento), portando dar-se a entender que o foco não é sanar a folha de pagamento e sim outros objetivos.

Em 31 de Dezembro do ano de 2015 os  Vereadores aprovou o ORÇAMENTO PARA O ANO DE 2016,  Projeto de Lei de nº 010/2015 que fixa as despesas do Município para o exercício de 2016 em R$ 97.674.882,00 (NOVENTA E SETE MILHÕES, SEISCENTOS E SETENTA E QUATRO MIL, OITOCENTOS E OITENTA REAIS).  Será que esse valor não deu pra o prefeito cumprir com suas responsabilidades nos 12 meses de governo? Independente de suplementação todo dia 10, 20 e trinta a prefeitura recebe a Verba do FPM (FUNDO DE PARTICIPAÇÃO MUNICIPAL).

O Projeto de LEI especifica em seu desdobramento no Art. 3º que as despesas será realizada através das Unidades Orçamentárias, mediante Programa de Trabalho, assim discriminada por Funções, órgãos e Categorias Econômicas:

POR FUNÇÕES                                                                              R$       97.674.882,00

01 -   Legislativa .............................................................................. R$          4.130.500,00

02 -   Judiciária  ............................................................................... R$           364.000,000

04 -   Administração ........................................................................ R$          7.257.000,00

08 -   Assistência Social .................................................................. R$          5.920.000,00

09 -   Previdência Social .................................................................. R$       14.002.442,00

10 -   Saúde ...................................................................................... R$       11.813.000,00

12 -   Educação ................................................................................ R$       37.774.000,00 

13 -   Cultura .................................................................................... R$         1.293.000,00

15 -   Urbanismo .............................................................................. R$         5.953.000,00

20 -   Agricultura ............................................................................. R$         1.458.000,00

27 -   Desporto e Lazer .................................................................... R$             511.000,00

03.00 -   Secretaria de Governo ....................................................... R$             512.000,00

05.00 -   Secretaria de Administração ............................................. R$         4.091.000,00

06.00 -   Secretaria de Finanças ...................................................... R$         9.283.940,00

09.00 -   Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte ......................... R$         1.754.000,00

12 -   Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos ................... R$         8.458.000,00


APENAS UM RESUMO DE ALGUMAS DESPESAS POR FUNÇÕES.